Equipes de resgate indonésias encontraram, nesta segunda-feira (29), um corpo durante as buscas pelo técnico de futebol espanhol Fernando Martín e seus filhos, após o naufrágio da embarcação em que estavam, próximo à costa de um popular ponto turístico, na sexta-feira (26), informou a agência de resgate do país.
A informação é da CNN. Martín era técnico do Valencia, clube espanhol que confirmou que ele e seus três filhos morreram "no trágico acidente náutico na Indonésia, conforme confirmado pelas autoridades locais".
A embarcação em que Martín e sua família estavam virou na sexta-feira, após sofrer uma pane no motor durante o mau tempo no Estreito de Padar, próximo à cidade turística de Labuan Bajo, disseram as autoridades. O local fica perto do Parque Nacional de Komodo, Patrimônio Mundial da UNESCO, onde vivem os raros dragões de Komodo.
Fathur Rahman, chefe da agência local de busca e resgate, afirmou que recuperaram o corpo de uma mulher, "altamente suspeita de ser uma das vítimas" do acidente. As autoridades estão trabalhando para identificá-la, acrescentou.
As buscas pelos corpos de Martín e seus filhos continuam, apesar das fortes correntes e ondas altas, disse Fathur, acrescentando que prosseguirão também nesta terça (30). A esposa e uma filha de Martin, além de quatro tripulantes e um guia turístico, sobreviveram ao acidente. A embarcação transportava 11 pessoas.
A Indonésia impôs uma proibição temporária à navegação de barcos turísticos nas águas de Labuan Bajo e das Ilhas Komodo, informou o Ministério do Turismo no domingo (28).
Em outro incidente, uma lancha com 21 pessoas a bordo virou nas águas próximas à Papua-Nova Guiné, na Indonésia, deixando 17 desaparecidos e uma pessoa morta, segundo informou um oficial da agência local de busca e resgate.
Barcos e balsas são um meio de transporte comum na Indonésia, um arquipélago com mais de 17.000 ilhas, e os acidentes são causados pelo mau tempo e pela falta de normas de segurança, que muitas vezes permitem a sobrecarga das embarcações.