Equipes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) notificaram comerciantes da Praia do Forte durante o fim de semana. A operação, realizada em conjunto com a DEMAATUR, CIPTUR/PMRN, CPRE e Guarda Municipal de Natal, resultou em 12 notificações a ocupantes da orla.
Quatro delas foram destinadas a comerciantes que utilizavam área de restinga, considerada de grande fragilidade ambiental. Eles terão até 72 horas para remover barracas, carcaças de geladeiras, banheiros e outros materiais. Outros oito responsáveis deverão comparecer à Semurb na quarta-feira (27) para orientações sobre o uso do espaço.
Segundo o supervisor de fiscalização Iang Chaves, a medida busca cumprir o Termo de Adesão à Gestão das Praias (TAGP) e ordenar a orla de Natal.
Além da ação na Praia do Forte, a Semurb também registrou dois autos de infração no fim de semana. Uma cigarreira e um estabelecimento da Avenida Ayrton Senna foram autuados por descumprimento de determinações anteriores. Na Zona Norte, cinco denúncias foram apuradas, incluindo uma boate investigada por poluição sonora.
A população pode denunciar irregularidades pelo WhatsApp (84) 3616-9829, pelo telefone (84) 3616-9813 ou pelo e-mail [email protected], de segunda a sexta, das 8h às 14h. Nos fins de semana e feriados, as denúncias devem ser feitas pelo 190 (CIOSP).