Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Brasil

Brasil terá maior imposto do mundo após reforma tributária

02.jpg

As concessões de última hora no projeto que regulamenta a reforma tributária farão o Brasil ter a maior alíquota de IVA do mundo: 28,55%, superando a Hungria, que cobra 27%. Aprovada pelo Senado na quinta-feira (12), a proposta retorna à Câmara.

A inclusão do setor de saneamento na alíquota reduzida em 60% aumentou o índice em 0,38 ponto percentual. O relator no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), disse que o cálculo é preliminar e pode subir após apresentação dos números definitivos pelo secretário da Reforma Tributária, Bernard Appy.

“O governo está satisfeito com a aprovação do PLP 68, mas sempre ressaltando que preferiria menos exceções, mas isso faz parte da construção política”, afirmou Appy.

O texto aprovado pela Câmara previa alíquota de 27,97%. A tramitação no Senado elevou o índice em 0,58 ponto, pois ao dar tratamento especial a alguns setores, os demais terão alíquotas mais altas para manter a arrecadação.

Os cálculos consideram a premissa de não aumentar a carga tributária, mantendo os tributos sobre o consumo em 12,45% do PIB, somando CBS e IBS.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado