Uma bactéria multirresistente se espalhou na unidade de terapia intensiva (UIT) do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB). Crianças internadas foram contaminadas.
A noticia é de Francisco Dutra, do Metrópoles. Conhecido como Acinetobacter baumannii (Acineto), o patógeno é resistente a diversos antibióticos e causa pneumonia, infecção no trato urinário e até sepse.
Segundo famílias de pacientes e profissionais de saúde do hospital, não houve registro de mortes.
A direção do Hospital da Criança confirmou os casos, mas acrescentou que a situação está sob controle, sem novas ocorrências identificadas.
Segundo profissionais de saúde, crianças em tratamento contra o câncer, recém-operadas ou com imunidade comprometida foram levadas da UTI para enfermarias comuns, sem a estrutura adequada para os cuidados.
Além disso, pacientes infectados teriam sido acomodados no mesmo espaço de outras crianças sem diagnóstico com a bactéria, algumas delas em cuidados paliativos ou em tratamento de quimioterapia.
Segundo a direção Hospital da Criança, a bactéria foi identificada durante processos periódicos de testagem realizados pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da própria instituição.
De acordo com o hospital, os pacientes infectados não apresentaram consequências clínicas. “Foram adotadas ações de contenção, como o bloqueio da UTI, isolamento dos pacientes com teste positivo e triagem dos demais pacientes”, acrescentou.
A direção do HCB negou a suposta mistura de pacientes contaminados com não-contaminados. Segundo o hospital, imediatamente após a identificação dos casos, foram adotadas ações de contenção, como o bloqueio da UTI, isolamento dos pacientes que testaram positivo e a triagem dos demais pacientes, seguindo as normativas dos órgãos de controle.
O hospital pontuou ainda ter adotado todas as medidas estabelecidas pela Vigilância Sanitária e afirmou ter comunicado a situação aos órgãos competentes e à Secretaria de Saúde do DF tão logo identificou a bactéria na área da UTI.
O HCB é referência no atendimento de casos de doenças graves, crônicas e complexas, recebendo, rotineiramente, pacientes provenientes de outros hospitais.