O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a redução de 20% para 10% das tarifas impostas à China relacionadas à entrada de fentanil no país. A decisão foi tomada após uma reunião com o líder chinês, Xi Jinping, realizada em Busan, na Coreia do Sul.
“Como vocês sabem, eu impus uma tarifa de 20% sobre a China por causa do fentanil que entra no país, o que é uma tarifa alta. Reduzi em 10%, então agora é 10% em vez de 20%, com efeito imediato”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, após deixar a Coreia do Sul. O republicano afirmou ainda acreditar que Xi “vai trabalhar muito para impedir as mortes que estão acontecendo”.
O encontro entre os dois líderes foi o primeiro presencial em seis anos e ocorreu em meio às tensões comerciais e diplomáticas entre as maiores economias do mundo. Eles se reuniram na base aérea do Aeroporto Internacional de Gimhae e trocaram um aperto de mãos antes de deixarem o local juntos.
A reunião tinha como principal objetivo discutir formas de conter o tráfico de fentanil — opioide sintético responsável por uma crise de overdoses nos EUA — e estabelecer uma nova estrutura para o relacionamento econômico entre Washington e Pequim, buscando reduzir o impacto do conflito comercial que marcou os últimos anos.
Com informações da CNN Brasil