Por Hellen Jambor
O Rio Grande do Norte aparece na lista de estados que tiveram brasileiros deportados dos Estados Unidos em 2025. Segundo dados do programa Aqui é Brasil, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, quatro potiguares foram deportados no último ano, o que representa 0,11% do total de repatriados no país.
O número é pequeno em comparação com outros estados, mas chama atenção diante do aumento expressivo das deportações de brasileiros após o retorno de Donald Trump à presidência dos EUA. Em 2025, os Estados Unidos dobraram o número de deportações, segundo a Polícia Federal.
Ao todo, 3.526 brasileiros foram deportados no ano, em 37 voos fretados pelo governo americano. Em 2024, esse número era praticamente a metade.
Os dados mostram que o Nordeste é a região que menos recebe deportados, concentrando apenas 3% dos casos. Já o Sudeste responde por quase 80% dos destinos finais, com destaque para Minas Gerais, que lidera o ranking nacional, seguido por Rondônia e São Paulo.
Quem são os brasileiros deportados
A maioria dos brasileiros que retornaram ao país em 2025 é formada por:
- homens pardos;
- jovens entre 18 e 29 anos;
- com ensino médio completo.
Segundo o governo americano, muitos não têm condenações criminais. Cerca de 60% das ordens de remoção atingem pessoas que cometeram apenas infrações administrativas, como permanecer no país sem visto ou com documentação irregular.
Ao desembarcar, a maior parte dos deportados precisa contar com apoio da família:
- 63% ficam inicialmente na casa de parentes;
- 29% têm casa própria;
- uma parcela menor depende de amigos, abrigos públicos ou hotéis.