A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a possível participação de Philippe Marques Pinto (foto), apontado como traficante do Comando Vermelho (CV), em um intercâmbio na Europa para aprender técnicas de guerra que seriam aplicadas contra as forças de segurança no Brasil. A informação é do O Antagonista.
De acordo com informações da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), o suspeito viajou três vezes a Portugal desde 2023. Na última viagem, em setembro deste ano, não há registro de retorno. As investigações indicam que Philippe pode ter seguido para a Ucrânia, onde teria atuado na guerra contra a Rússia.
Em um vídeo divulgado pela TV Record, Philippe aparece desmontando um fuzil AK-47 e enviando um “forte abraço” a chefes do CV em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
“Beleza pura. Boa tarde, bom dia, boa tarde aí e boa noite. Fé em Deus, é nós mesmo, é o Comando Vermelho puro e sem mistura. Forte abraço pro meu mano Cafu, tendeu, eterno dono da favela da Central, na Alcântara, entendeu? Um forte abraço aí para todos os irmãos que estão na correria, na luta do dia-a-dia. Esse vídeo aqui vai em homenagem ao mano Cafu, entendeu, porque independente do que aconteça nós somos eternos soldados dele, independente do que aconteça, independente do que seja. Seja em qual parte do mundo a gente esteja“, diz Philippe nas imagens.
“Essa daqui não é de mentira, não. Essa aqui é de verdade. Essa aqui é de verdade, ó. Aí ó”, afirma o suspeito, desmontando uma arma AK-47.