O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta sexta-feira (26/6), que incluirá o tema da defesa nacional no plano de governo de sua campanha à reeleição. O titular do Planalto também afirmou que o assunto é “extremamente urgente e prioritário”.
A noticia é de ALICE GROTH. “Eu quero que vocês saibam que fará parte do meu programa de governo a questão da defesa. Pela primeira vez, eu vou colocar a questão da defesa nacional em um programa de governo, que é para a gente assumir compromisso público com que tipo de defesa a gente vai querer nesse país”, disse o petista durante agenda em Itajaí (SC).
Lula defendeu mais investimentos na área e a ampliação do debate sobre o tema. Segundo ele, os aportes não devem se limitar a “repor aquilo que estragou”.
“Não é possível que a gente não coloque a defesa como uma coisa extremamente urgente e prioritária. A gente não pode discutir defesa apenas repondo aquilo que estragou. É preciso que a gente defina um projeto de que país a gente quer. E definido que país a gente quer, que defesa precisamos para garantir esse país”, pontuou.
De acordo com o chefe do Executivo federal, é fundamental que o Brasil desenvolva um projeto estratégico para se preparar diante de possíveis ameaças ao território nacional.
Lula acrescentou que a defesa nacional está entre suas prioridades à frente da Presidência da República “para transformar esse país no verdadeiro país que ele tem que ser”.
As declarações foram feitas durante a cerimônia de lançamento ao mar e batismo da Fragata “Cunha Moreira”, terceira embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). Considerado estratégico para a recomposição do Núcleo do Poder Naval da Marinha do Brasil, o programa integra a Nova Indústria Brasil (NIB), voltada ao desenvolvimento de tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.