Jorginho Mello (PL) foi eleito governador de Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral com 76% das urnas apuradas. Acompanhe o restante da apuração das urnas.
Ele venceu o segundo turno, disputado com Décio Lima (PT). Jorginho tem como vice a delegada Marilisa Boehm, do mesmo partido e concorreu pela primeira vez ao cargo.
Com longa carreira política, Jorginho é senador da República e se licenciou do cargo para concorrer às eleições deste ano. É a primeira vez que o PL elege um governador em Santa Catarina.
Em 1º de janeiro tomará posse e receberá a faixa de Carlos Moisés (Republicanos), que disputou à reeleição, mas ficou em terceiro lugar no primeiro turno.
Quem é Jorginho Mello
Mello tem 66 anos e nasceu em Ibicaré, no Oeste. É pai de dois filhos. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, também do PL, participou de vários eventos ao lado do presidente durante a campanha.
Antes de ser eleito senador em 2018, foi deputado federal por dois mandatos e deputado estadual quatro vezes. Foi eleito vereador pela primeira vez aos 18 anos no município de Herval d'Oeste, também no Oeste do estado. Atualmente é presidente do diretório estadual do PL em Santa Catarina.
É formado em direito e estudos sociais e foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) entre 1975 e 1994. As informações são do G1 SC.