Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_1366x244px.gif

Internacional

'Inimigo' de Trump, socialista Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

01K99PQF56FB5HT17JT9AGTB06.jpg

O democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, venceu as eleições de Nova York e será o próximo prefeito da maior cidade dos Estados Unidos. O pleito, que ocorreu nesta terça-feira (4), levou mais de 2 milhões de pessoas às urnas e teve a maior participação popular em quase 100 anos.

Com 89% das urnas apuradas, Mamdani tem 50,3% dos votos e será o 111º prefeito de NY. O democrata torna-se o mais jovem a ser eleito para o cargo e é o primeiro muçulmano a vencer o pleito para a maior cidade dos EUA.

O ex-governador Andrew Cuomo, que perdeu as primárias democratas e disputou como independente, ficou em segundo lugar, com 41,6%. Cuomo recebeu apoio do presidente Donald Trump, que é crítico a Mamdani e ameaçou cortar verbas federais para Nova York caso o socialista vencesse o pleito.

O terceiro lugar ficou com o candidato republicano, o apresentador de rádio Curtis Sliwa, com 7,1% dos votos.

Zohran Mamdani nasceu em Kampala, Uganda, é filho de mãe indiana e de pai ugandês. Cresceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, e mudou-se para Nova York aos sete anos. Ele cresceu no Queens e tornou-se fluente em seis idiomas.

Ele frequentou a prestigiada Bronx High School of Science e graduou-se em artes pelo Bowdoin College. É filho de Mahmood Mamdani, professor da Universidade de Columbia, e de Mira Nair, cineasta indiana com trabalhos reconhecidos, como nas obras Mississippi Masala e Monsoon Wedding.

Diferente de outros democratas tradicionais, Mamdani faz parte da ala considerada de esquerda do partido, e é filiado aos Socialistas Democráticos da América.

Carismático e próximo de influenciadores digitais, Mamdani conquistou atenção rápida, derrotando o ex-governador Andrew Cuomo nas primárias democratas com 56% dos votos. Ele fez uma campanha bem-sucedida nas primárias, com foco na produção constante de vídeos para redes sociais, com conteúdos sobre o alto custo de vida em NY, problemas de moradia e transporte e a falta de creches públicas.

Como Mamdani fala seis idiomas, um dos diferenciais da campanha foi a produção de vídeos em diversas línguas, como bengali, espanhol e árabe. Vale lembrar que Nova York é a cidade com mais imigrantes nos Estados Unidos, com cerca de 5,69 milhões de pessoas na região metropolitana.

Desde então, a candidatura dele ganhou repercussão dentro e fora dos Estados Unidos, sendo comparada, em termos de estilo de campanha, à ascensão de Donald Trump em 2016 — embora com propostas à esquerda.

Inimigo de Trump
A ascensão de Mamdani ocorreu, principalmente, durante a gestão do presidente Donald Trump. O socialista se colocou como antagonista ao líder da Casa Branca, e com isso conquistou apoiadores e desafetos.

Trump é um ferrenho crítico de Mamdani e costuma chamá-lo de “o comunista”. Nas vésperas da eleição, o republicano ameaçou cortar verbas federais para Nova York caso o candidato democrata fosse eleito prefeito.

O presidente indicou que o envio de recursos federais para Nova York poderia ser interrompido, caso Mamdani vença — situação que preocupa diante do impasse orçamentário. “Ele é comunista, não socialista. É bem pior que um socialista”, disse Trump em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede CBS.

Na segunda-feira, Trump declarou voto no ex-governador Andrew Cuomo, que perdeu as primárias democratas e disputou como candidato independente. O presidente desencorajou o apoio ao candidato republicano Curtis Sliwa. 

A reação de Mamdani veio minutos depois da publicação. O democrata aproveitou para alfinetar o oponente Cuomo, e o chamou de “papagaio de Trump” após apoio do republicano.

Com informações de Metrópoles

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado