O galês Ruben Owen viveu um susto após desobedecer orientações médicas no pós-operatório de um transplante capilar feito na Turquia. Mesmo alertado para evitar atividades que elevassem a frequência cardíaca e causassem suor, ele decidiu comemorar o procedimento com uma relação sexual logo após a cirurgia. No dia seguinte, acordou com o rosto extremamente inchado.
“Minha cabeça estava como um balão. Rosto deformado, couro cabeludo esticado, parecia que fui picado por 100 abelhas”, relatou ao Daily Star.
O caso aconteceu em 2022, mas só agora Ruben decidiu torná-lo público como forma de alerta. Assustado com a reação, chegou a pensar que havia contraído uma IST e buscou sintomas na internet. “Sério, achei que tinha pegado alguma coisa. Estava pesquisando sintomas no Google e entrando em pânico. No fim, a culpa foi minha por ter exagerado cedo demais.”
Segundo especialistas, o aumento da pressão arterial e a transpiração após o transplante podem prejudicar a cicatrização, reabrir incisões e aumentar o risco de infecção. O inchaço durou cerca de uma semana, mas, apesar do susto, o resultado final do procedimento não foi comprometido.
“Definitivamente, aprendi a lição de uma forma estranha”, disse Ruben, que mora em Abersoch, no País de Gales.