Estelionatários estão se aproveitando da morte de Marcelo Johnny Viana Bastos, conhecido como “Marcelo Pica-Pau”, para aplicar o chamado “golpe da facção” e extorquir moradores no Rio Grande do Norte. Ele era considerado o criminoso mais procurado do estado e foi morto em confronto com a polícia no último dia 27 de julho.
O golpe é aplicado por meio de ligações telefônicas, geralmente originadas de números com DDDs de outros estados. Durante a chamada, os golpistas se apresentam como integrantes de facções criminosas e exigem o pagamento de supostas “taxas de segurança”.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma comerciante da Zona Norte de Natal gravando uma dessas ligações. No áudio, os estelionatários usam a morte de “Pica-Pau” como justificativa para a extorsão, alegando que o confronto com a polícia foi provocado por denúncias de moradores e que agora precisam de dinheiro para pagar advogados de membros presos.
Durante a ligação, os criminosos fazem ameaças explícitas, afirmando que aqueles que não colaborarem terão seus estabelecimentos fechados ou serão obrigados a deixar a região. “No dia de hoje, aquele que virar as costas pra nós, negar ajuda, infelizmente, vai tá tendo o estabelecimento fechado”, afirma um dos golpistas na gravação.
A Polícia Civil do RN já iniciou investigações sobre esses casos. A orientação das autoridades é clara: não realizar nenhum pagamento, evitar qualquer negociação e denunciar imediatamente o crime à Polícia Civil ou ao Disque-Denúncia, pelo número 181.