Autoridades francesas anunciaram o primeiro caso humano conhecido de infecção pelo vírus Shamonda, até então identificado apenas em animais. O caso foi divulgado em 22 de outubro pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças (ECDC), agência da União Europeia. As informações são do Metrópoles.
O paciente morreu no início de outubro e estava em tratamento para uma doença grave, que aumentava sua vulnerabilidade a infecções e complicações. As autoridades investigam se o vírus contribuiu para a morte. A confirmação da infecção não significa, necessariamente, que o Shamonda tenha causado o óbito.
A forma de transmissão também está sendo investigada. Em animais, o vírus costuma ser transmitido pela picada de pequenos insetos infectados do gênero Culicoides. No caso humano, ainda não foi identificada a espécie envolvida.
Na Europa, os primeiros sinais da infecção em animais de criação foram relatados em junho de 2026. O vírus foi identificado no fim de julho, com detecções posteriores na França, Alemanha, Espanha e Portugal.
O ECDC acompanha a investigação em conjunto com as autoridades francesas e parceiros europeus para esclarecer as circunstâncias da infecção e sua possível relação com a morte do paciente.
A agência também trabalha para ampliar a capacidade de realização de exames e facilitar a identificação de possíveis novos casos humanos.