Os motociclistas que atuam em aplicativos poderão participar de uma capacitação para condução segura. O treinamento é ofertado através do Programa Vida no Trânsito e do Projeto Trânsito Cidadão, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN). As inscrições para a primeira turma de Treinamento para Motociclistas por Aplicativos podem ser feitas por meio do link.
Para a primeira turma, serão disponibilizadas 120 vagas, divididas entre os turnos matutino e vespertino. As inscrições serão encerradas mediante preenchimento das vagas. A primeira turma terá aulas entre os próximos dias 22 e 25. A expectativa é que sejam formadas cinco turmas, para que, ao todo, 600 motociclistas por aplicativo sejam treinados e qualificados. Os participantes que cumprirem 100% da carga horária receberão gratuitamente capacetes, coletes reflexivos, luvas e manguitos.
O treinamento busca capacitar profissionais que atuam, em sua maioria, na modalidade não-formal, e promover segurança viária, prevenção de sinistros e valorização das condições de trabalho, tendo em vista que grande parte desse público não possui vínculo CLT nem benefícios da seguridade social.
A capacitação terá carga horária de 10h/aula, com conteúdos de aulas teóricas e práticas. Pela parte da manhã, o conteúdo teórico da formação será dado na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Campus Zona Norte, das 08h30 às 11h30, e as aulas práticas serão na Potiguar Honda Zona Norte, das 08h00 às 11h30. Pela tarde, o conteúdo teórico será conduzido no SAMU Natal, localizado na Zona Oeste, das 14h às 17h, e as práticas serão feitas na sede do Detran/RN, das 14h às 17h.
A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) e outros parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, a ONG Trânsito Consciente e a empresa Honda Potiguar. A iniciativa faz parte do Programa Vida no Trânsito e do Projeto Trânsito Cidadão.
Participação
Para participar, a pessoa deve utilizar a motocicleta como principal ferramenta de trabalho, ser vinculado a plataformas de aplicativo há pelo menos seis meses e estar disponível para participação integral no treinamento, além de pré-requisitos básicos como ser maior de 18 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria A, válida.
Podem participar também motociclistas que possuam vínculo empregatício via CLT. Contudo, terá prioridade na seleção quem seja apenas vinculado aos aplicativos de transportes.