Ameaças, toque de recolher e até expulsão de moradores da comunidade conhecida como Parati 2000, na cidade de Assú. Essas eram algumas das ações impostas por um grupo criminoso alvo de uma operação da Polícia Civil do RN nesta quinta-feira (17). Intitulada de "Voz Silenciosa", a operação teve com objetivo desarticular núcleos criminosos envolvidos nesses crimes. Um dos suspeitos morreu em confronto com os policiais.
Ver essa foto no Instagram
Durante a ação, um dos alvos, vinculado a uma facção criminosa, reagiu à abordagem policial com disparos de arma de fogo. Diante da injusta agressão, os policiais civis atuaram em legítima defesa e no estrito cumprimento do dever legal. O suspeito foi socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
Outro homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A operação contou com o apoio de 35 policiais civis, por meio da 97ª Delegacia de Polícia Civil (DP) de Assú com apoio das seguintes unidades: 42ª DP (Areia Branca), 49ª DP (Macau), 98ª DP (Pendências), 99ª DP (Angicos), Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR/Mossoró), Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), 2ª Delegacia Regional (2ª DR) e Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP/Mossoró).
O nome da operação faz referência ao clima de intimidação instaurado pela facção criminosa no bairro Parati 2000, onde moradores foram ameaçados e, em alguns casos, expulsos de suas próprias residências.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte segue realizando ações integradas e operações de enfrentamento à criminalidade em todas as regiões do estado. As investigações relacionadas ao caso continuam em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos.