O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reuniu nesta terça-feira (15) para analisar a possibilidade de suspensão de três meses do deputado federal André Janones (Avante-MG). Contudo, a pauta acabou ficando em segundo plano quando o parlamentar pediu a fala para acusar colegas parlamentares de importunação sexual durante sessão plenária. Os deputados, no entanto, deram risada diante da acusação de Janones - assista no link acima:
Segundo Janones, em determinado momento, formou-se um grupo de parlamentares do PL, dentre eles, estaria também o deputado federal do RN, Sargento Gonçalves, e esse grupo começou a agredi-lo com socos. Em seguida, a agressão evoluiu para "chutes muito fortes". "Até que eles começaram a apalpar o meu pênis", acusou Janones.
Nesse momento, vários deputados deram risada. Inclusive, o presidente do Conselho, o deputado federal Fabio Schiocher, do União Brasil. O parlamentar foi até acusado de faltar com o respeito com Janones, mas respondeu garantindo o direito a fala do colega.
Após a confusão, o Conselho de Ética da Câmara decidiu suspender o mandato de André Janones por três meses. A punição ocorre por um episódio em que o deputado xingou Nikolas Ferreira (PL-MG) enquanto o colega discursava na tribuna do plenário.