O Jornal das 6, da 96 FM Natal, exibiu o vídeo publicado pelo perfil do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que mostra um dos momentos mais emocionantes da operação nos complexos do Alemão e da Penha: o salvamento a um policial militar atingido pelo Comando Vermelho.
A gravação da câmera corporal registrou a corrida para salvar um policial atingido por três tiros durante a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, na última terça-feira (28). O Fantástico exibiu neste domingo (2) imagens inéditas que mostram criminosos fortemente armados durante a troca de tiro com a polícia e depoimentos de moradores sobre o impacto do confronto.
Segundo o Fantástico, o diálogo entre o sargento e um colega é o seguinte:
Walner Santana: me ajuda, irmãozão.
Policial 1: calma, calma. (em seguida, ele grita) Baleado aqui, p****! Santana, aqui, Santana!
Walner Santana: me ajuda, cara.
Policial 1: calma.
Walner Santana: na minha perna também, na virilha.
Logo depois, o policial se comunica com o centro de controle, que acompanhava a operação em tempo real:
Comandante: companheiro, tá na escuta aí?
Policial 1: na escuta, comandante.
Comandante: como é que é? São três tiros?
Policial 1: isso, três disparos — um na pelve, um atrás do joelho, na panturrilha, e um de raspão no pé.
Em seguida, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) se mobiliza para resgatar o sargento. Para transportá-lo, os agentes usam uma lona de obra. Durante o atendimento médico, novos tiros são disparados pelos criminosos.
“Eles estão aqui em cima! Bota aí, nessa escada aí!”, grita um dos policiais após ouvir tiros disparados pelos criminosos.
Outro diz ao sargento Walner Santana: “Aguenta firme, colega, aguenta firme.”
O resgate durou pouco mais de uma hora, e o sargento Santana foi operado no Hospital Central da Polícia Militar (HCPM). O Fantástico informou no domingo que o estado de saúde dele era estável.