A Defesa Civil de Natal já havia identificado risco de desmoronamento em um muro de contenção que desabou junto com as partes de trás de seis casas, na manhã desta segunda-feira (21) em Natal. Os imóveis foram interditados. Ninguém ficou ferido.
O caso aconteceu na Rua Marcassita, no conjunto Pirangi, bairro Neópolis, Zona Sul da cidade, por volta das 6h30. Nos imóveis atingidos, havia 26 moradores.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, o muro de contenção ficava no entorno da lagoa de captação Ouro Preto, localizada atrás das casas. A lagoa tem cerca de 15 anos, segundo ela.
Leia mais em: [VIDEO] Urgente: Desabamento deixa seis casas parcialmente destruídas em Neópolis
Ao longo dos últimos anos, os moradores da região já tinham chamado as equipes do município ao local e os técnicos identificaram riscos. Ainda de acordo com ela, nas análises feitas há mais de um ano, não havia risco iminente de desmoronamento.
"A gente já tinha identificado uma situação de risco que não era tão alta até então. Aconteceu realmente muito rápido para o que a gente esperava. Existiam algumas fissuras, algumas rachaduras nos imóveis, mas não era caso de interdição, de risco eminente ainda", afirmou.
"A gente vinha acompanhando a situação, provavelmente ela evoluiu do ano passado para cá, talvez com as chuvas. A gente identificou também algumas saídas de água para dentro desse muro de contenção. Então a gente está estimando que isso pode ter acontecido também devido a essa infiltração de água, que a gente não conseguia identificar inicialmente, algum problema estrutural interno no muro", acrescentou.