Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

PMN---BANNER-SITE---1820x400.gif

Cidades

UFRN inicia cultivo de cannabis para pesquisa

Cannabis pesquisa | Aline Massuca/Metrópoles

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou o cultivo controlado de cannabis para estudos científicos após receber autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A instituição é a primeira do país a obter o aval para plantar e processar a planta dentro de um sistema autorizado para pesquisa.

O cultivo acontece no Instituto do Cérebro (ICe-UFRN), onde já foram plantadas mudas com diferentes composições de fitocanabinoides. O processo segue etapas específicas: plantio, podas para clonagem, floração e, por fim, a extração das substâncias que serão analisadas em laboratório.

As pesquisas buscam avaliar a eficácia e a segurança dos compostos no tratamento de condições como epilepsia, zumbido, autismo, distúrbios do sono e dores crônicas. Os estudos são de caráter pré-clínico e focam no uso científico dos derivados da planta em doenças neurológicas e psiquiátricas.

Segundo a reitoria, o início do cultivo foi resultado de um processo rigoroso junto à Anvisa, iniciado em 2020, que autorizou a universidade a importar, armazenar, germinar e cultivar sementes em ambiente fechado e controlado. A expectativa é ampliar a produção de conhecimento no Brasil sobre o uso medicinal da cannabis.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado