O filme brasileiro “O Agente Secreto”, que rendeu o prêmio de melhor ator para Wagner Moura e de melhor direção para Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes 2025, neste fim de semana, conta com a participação de pelo menos três artistas potiguares em frente às câmeras. A produção tem estreia nos cinemas prevista para o segundo semestre de 2025. As informações são do G1.
Alice Carvalho, Tânia Maria e Kaiony Venâncio são os potiguares no filme ambientado nos anos 1970.
“O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
O filme também ganhou o prêmio o “Art et Essai”, dos exibidores independentes da França, e o prêmio da crítica, que não fazem parte dos prêmios oficiais do evento.
Tânia Maria
Entre os atores potiguares, está Tânia Maria, de 78 anos, moradora do povoado Cobra, na zona rural de Parelhas, que estreou no cinema aos 72 anos com um papel de figurante em Bacurau, dirigido também por Kleber.
Na produção, fez amizade com o diretor, com o preparador de elenco Leonardo Lacca e artistas. Desde então, já foram cinco filmes gravados.
Apesar de se considerar artesã, profissão que mantém com uso de material de reciclagem e confecção de tapetes e conjuntos de banheiro, Tânia ganhou papel de destaque no novo filme como Sebastiana, uma proprietária de apartamentos de Recife que abriga refugiados e Marcelo, o personagem de Wagner Moura.
Para viver a personagem, foram necessárias uma boa memória para decorar textos separados em quatro apostilas, além de 15 viagens a Recife, onde a maior parte do filme foi gravada.
Kaiony Venâncio
Outro ator potiguar com papel destacado na produção é Kaiony Venâncio, de 45 anos, que faz o papel de Vilmar – um estivador que também atua como assassino de aluguel. O natalense começou no teatro aos 29 anos de idade e, somente dois anos depois, fez seu primeiro filme. Além da atuação, trabalha no audiovisual como diretor, roteirista, dublador e preparador de elenco.
Após passar por testes em formato virtual e presencial e garantir o papel, o ator precisou ganhar cinco quilos de massa muscular, em cerca de quatro meses, para viver o personagem.
Kaoiny viajou para Cannes e comemorou as premiações.
Alice Carvalho
Outra artista potiguar no filme é a natalense Alice Carvalho, de 28 anos, que faz o papel da esposa de Marcelo (Wagner Moura).
Em comemoração aos prêmios, a atriz publicou uma foto do ator e diretor juntos e escreveu: “A grandeza de quem sabe de onde vem. Viva o cinema brasileiro que engrandece nossas esquinas”.
Alice se tornou conhecida nacionalmente por dar vida a personagens como Dinorah Vaqueiro, na série Cangaço Novo, além de Joana na novela Renascer, da TV Globo, entre outras.