Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

Saiba como estão as articulações para a vaga de Barroso

Luis Roberto Barroso e Lula

O anúncio da aposentadoria de Luis Roberto Barroso era esperado, mas o fato de ser feito agora, quase imediatamente depois de sua saída da presidência do Supremo Tribunal Federal, acelerou as articulações que já corriam a todo vapor nos bastidores para a indicação de mais um ministro por Lula para a corte. A informação é da coluna da Vera Magalhães, no O Globo.

De cara, os que defendem a indicação de uma mulher podem perder a esperança: os mais cotados, de novo, são homens, e a lista nem sequer é muito nova. Voltam a figurar nomes como Jorge Messias, o advogado-geral da União, Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União, e Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado.

Existe, inclusive, uma articulação avançada que envolve uma triangulação: Dantas, que conta com a simpatia do MDB do Senado e tem padrinhos inclusive no governo, iria para o STF e Pacheco para a vaga aberta com a sua saída no TCU (vaga esta que é indicação do próprio Senado, aliás).

Pacheco estaria ciente desse arranjo e teria se mostrado disposto a fazer uma escala no TCU, onde já está outro mineiro oriundo do Senado, o também ex-governador de Minas Antonio Anastasia, na expectativa de ir para o Supremo no futuro. Dantas é muito ligado a Renan Calheiros e José Sarney, tem ótimo trânsito com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e muito próximo da dupla Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Do outro lado do ringue está Jorge Messias, que teria a simpatia pessoal de Lula, mas menos pistolão na classe política e internamente no STF, além de ter se indisposto com o hoje ministro da Corte Flávio Dino quando os dois foram "finalistas" da vaga mais recente.

Quando questionado sobre a pressão que vai voltar a existir para nomear uma mulher para o lugar de Barroso, Lula lembra que designou mulheres para o Superior Tribunal de Justiça e até para o Superior Tribunal Militar, algo impensável até há pouco tempo. Portanto, já teria dado demonstrações de apreço à abertura de espaço para maior representatividade nas altas cortes do Judiciário.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado