Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_1366x244px.gif

Cidades

RN tem mês de janeiro mais chuvoso desde 2004

backup/5l1bm2qwy3awxagzv72da5vm6q1a1v.jpeg

Foto: Raiane Miranda/Assecom RN.

O Rio Grande do Norte teve o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 18 anos. Segundo dados divulgados hoje (1) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o volume registrado foi de 160,7%. A última vez em que foi apresentada uma média semelhante foi no ano de 2004, no mesmo período. 

Ainda de acordo com a Emparn, a média esperada era de 55,2 milímetros (mm), enquanto foi o observado foi de 144 mm. A combinação de diversas condições meteorológicas como as temperaturas dos oceanos Atlântico e Pacífico, ventos, umidade favoreceram a ocorrência das chuvas no RN no primeiro mês do ano.

“A atuação do sistema meteorológicos transientes, como restos de Frentes Frias e Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS). Como as condições termodinâmicas dos oceânicas apresentaram-se favoráveis, tivemos ocorrência de boas chuvas em todas as Mesorregiões do Estado”, explicou o chefe da unidade, Gilmar Bristot.

Ainda de acordo com Gilmar, os percentuais apresentaram desvios acima do esperado. “As previsões estão se confirmando. Desvios positivos foram observados em todas as Mesorregiões, com destaque para as Mesorregiões Central e Agreste que apresentaram desvios percentuais acima de 200% em relação ao valor esperado”, comentou. 

De acordo com o sistema de monitoramento da Emparn, 140 dos 167 municípios do RN foram classificados com chuvas nas categorias de normal a acima do normal. Os municípios que mais choveram, por região foram: no Oeste, os municípios de Campo Grande (344,8mm), Itaú (274,2mm) e José da Penha (264,6mm). Na Região Central as maiores chuvas ocorreram nos municípios de Timbaúba dos Batistas (272,2mm) e Parelhas (189,8mm). Na Região Agreste, destaque para os municípios de Nova Cruz com 234,4mm e Lagoa D’Antas com 195,8mm. No Leste as maiores chuvas ocorreram nos municípios de Extremoz (231,8mm) e no município de Arês com 205,2mm. De modo geral, poucos foram os municípios que apresentaram chuvas com valores abaixo de 50mm.

Para o mês de fevereiro o cenário segue favorável para ocorrência de chuvas no RN. Na região Oeste a média mínima esperada é de 116,5mm, na região Central, 93,2mm, no Agreste 69,6mm e Leste 92,2mm.

“Até o final deste mês de fevereiro iremos realizar Reunião de Análise e Previsão Climática para o semiárido potiguar, para apresentar a previsão para o período do inverno no interior. As previsões seguem favoráveis para ocorrência de chuvas”, comentou Bristot.

Resumo das médias de chuvas em janeiro 2022

Estado

Chuva Observada: 144,0mm

Chuva Esperada: 55,2mm

Desvio (%): 160,7%

Região Oeste

Chuva Observada: 181,4mm

Chuva Esperada: 77,5mm

Desvio (%): 133,9%

Região Central

Chuva Observada: 119,6mm

Chuva Esperada: 59,2mm

Desvio (%): 101,8%

Região Agreste

Chuva Observada: 124,8mm

Chuva Esperada: 35,2mm

Desvio (%): 255,1%

Região Leste

Chuva Observada: 150,2 mm

Chuva Esperada: 49,0mm

Desvio (%): 206,4%

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado