A Prefeitura de São Bento do Trairi, no interior do Rio Grande do Norte, vai instaurar um processo administrativo para apurar as circunstâncias do acidente que resultou na morte do presidente da Câmara Municipal, no último domingo (8), na zona rural do município. Com informações do G1 RN.
A vítima foi o vereador José Eduardo Bezerra (PSDB), de 48 anos, que morreu após ser atingido por uma retroescavadeira operada pelo secretário municipal de Obras, Alexsandro Florentino da Silva, conhecido como Alex Silva.
De acordo com a prefeitura, o acidente ocorreu durante uma obra de regularização de uma estrada de terra na comunidade Sítio Ipueira Rasa, que estava intransitável em razão das fortes chuvas registradas no município ao longo do fim de semana.
Segundo o assessor jurídico do município, Alexandre Rêgo, as informações iniciais indicam que a retroescavadeira pertence à frota da prefeitura e que o secretário era habilitado para operar o equipamento. No entanto, esses dados ainda serão oficialmente confirmados no processo administrativo.
“É difícil afirmar exatamente o que aconteceu. O secretário está muito abalado, desorientado com a situação, até porque eles eram muito amigos”, afirmou o assessor.
Ainda conforme Alexandre Rêgo, o acidente aconteceu no momento em que o secretário entrou com a retroescavadeira em um terreno privado, que estava aberto, possivelmente para manobrar e retornar ao ponto inicial da obra. No mesmo instante, o vereador trafegava pelo local em uma motocicleta.
“Aparentemente, ao perceber que o terreno era plano e não havia ninguém à frente, ele levantou a pá da retroescavadeira para conseguir passar pelos buracos. Foi nesse momento que o vereador passou de moto. Como o barulho da máquina é muito alto, possivelmente o operador não ouviu os gritos. Não sabemos se foi exatamente isso, mas é o que aparenta”, explicou.
Além do vereador, um homem e uma criança de 8 anos estavam no local no momento do acidente. Ambos sobreviveram.
O caso também está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz. Segundo a corporação, os depoimentos dos envolvidos devem ser colhidos até esta quarta-feira (11).
O velório de José Eduardo Bezerra ocorreu na manhã desta terça-feira (10), no Ginásio Poliesportivo Ramalhão, em São Bento do Trairi, sob forte comoção popular. Após um cortejo pelas ruas da cidade, o corpo foi sepultado no cemitério municipal.
José Eduardo era professor e exercia seu terceiro mandato como vereador no município. Em nota, a Prefeitura de São Bento do Trairi decretou luto oficial de cinco dias pelo falecimento do parlamentar.