O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), atuou na identificação e localização de três homens que possuíam mandados de prisão em aberto, resultando na captura de todos pela Polícia Militar.
As três prisões fazem parte da operação Território Seguro, uma ação conjunta das forças de segurança do Rio Grande do Norte.Fabiano Bonifácio de Santana, Elton Joab da Silva Costa e João Vitor Lima da Silva foram presos na sexta-feira (7) e no sábado (8), no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste de em Natal.
A ação do MPRN foi possível graças ao Projeto Beagle – de capturas, com a emissão de um Relatório Técnico de Missão (RTMI) que permitiu o cumprimento dos mandados de prisão por regressão cautelar. Os indivíduos eram alvos de ordens judiciais expedidas por Varas Regionais de Execução Penal ou Varas Criminais de Natal. O motivo que levou à regressão cautelar do regime prisional e à emissão dos mandados de prisão está ligado aos crimes pelos quais os acusados respondiam, como roubo, porte de arma de fogo, e tráfico e armazenamento de drogas.
Após conseguir informações para possíveis localizações dos alvos, o MPRN compartilhou as informações com as forças de segurança, sendo as prisões efetuadas pela ROCAM/PMRN, pelo BPChoque/PMRN e pela Força Tática do 1º BPM/PMRN. Na prisão de Elton Joab da Silva Costa, também foi lavrado flagrante por receptação, tráfico de drogas e porte de arma de fogo com numeração raspada, e apreendido material ilícito.