O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda incluir o medicamentos a base de tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, no protocolo de atendimento para a redução de peso no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital federal. A governadora em exercício Celina Leão (PP) revelou a medida durante a inauguração do novo campo de futebol sintético na Vila Dnocs, em Sobradinho (DF), nesta quarta-feira (7).
De acordo com Celina, a intenção do governo é oferecer o tratamento com tirzepatida para pacientes com obesidade mórbida. “Porque isso é política de pública de saúde sim”, afirmou Celina. Segundo a governadora, muitos pessoas com 200 quilos, com 150 quilos precisam do tratamento mas não tem condições de acesso.
“A tecnologia de ponta tem que estar a disposição do SUS para as pessoas que mais precisam. Você imagina o número de cirurgias que vamos economizar, o número de pessoas que não vão sofrer infartos pelo excesso de peso. Nós vamos investir sim em saúde, em esporte, muito em educação”, assinalou Celina.
A governadora solicitou o começo dos estudos para a adoção do protocolo de tratamento para perda de peso à Secretaria de Saúde do DF. “Vários estados já adotaram protocolos locais”, comentou. Para Celina, é inegável que o tratamento tem mostrado resultados para pessoas com condições de pagar pelo medicamento.