O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou que se dedicará pessoalmente pela aprovação de Jorge Messias ao STF (Supremo Tribunal Federal).
A noticia é do portal CNN. Mesmo com um placar menor pela aprovação de Paulo Gonet para novo mandato para a PGR (Procuradoria-Geral da República), Lula não desistiu de indicar o advogado-geral da União para a Suprema Corte.
O presidente sinalizou a auxiliares próximos que pretende chancelar a indicação ainda neste ano, mas, antes, se reunirá com os senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Alcolumbre ainda resiste à indicação de Messias, mas Lula acredita, segundo assessores palacianos, ainda ser possível convencer o senador. O petista reforçará a intenção de que Pacheco seja candidato ao governo de Minas Gerais.
Uma votação ainda neste ano, porém, é avaliada como improvável por líderes partidários. Por isso, assessores do governo defendem que Lula indique Messias apenas em fevereiro, na retomada dos trabalhos após o recesso de final de ano.
O receio é de que, indicado previamente, Messias possa ter a sua imagem desgastada ao permanecer por meses sem a confirmação de seu nome pelo Senado Federal.
Segundo auxiliares do presidente, Lula se dispôs a conversar com os senadores de centro pelo nome de Messias. E, se preciso, recebê-los no Palácio da Alvorada.
O ministro Luís Roberto Barroso deixou o mandato de ministro em setembro e, até agora, Lula não referendou Messias como seu escolhido.