Num passado recente, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) era considerada o futuro do transporte público e a solução para desafogar o combalido sistema de ônibus de Natal e Região Metropolitana. Nos últimos meses, no entanto, precisar se deslocar pelas linhas de trem, além de incerto (por ficar várias vezes sem funcionar), virou sinônimo também de atraso, superlotação e desconforto. Tudo isso, segundo os usários, consequência de uma gestão que "toma decisões inexplicáveis".
As reclamações não são recentes e são depositadas, principalmente, nos programas com transmissão ao vivo e participação popular, como o Povo no Rádio e o Metendo a Colher. Contudo, aos poucos, as críticas pela suspensão no serviço foram se transformando, cada vez mais, em reclamações da precarização do sistema. Hoje (13), por exemplo, mais uma vez, a 96 FM recebeu uma série de críticas por causa da superlotação e do, consequente, desconforto dos usuários. A imagem abaixo, por exemplo, mostra a situação dos primeiros horários:
Imagens enviadas na manhã desta quinta-feira (13) mostram o transporte lotado e a reclamação principal é com relação ao tamanho do veículo disponibilizado para suprir a quantidade de pessoas que utilizam o modal no horário. As fotos são do trem que faz o transporte de Ceará-Mirim para demais regiões de Natal. Nelas, é possível ver várias pessoas amontoadas, cenas comuns de se ver para quem anda de ônibus.
A situação também foi duramente criticada no Jornal 96, pelo jornalista Luciano Kleiber. Assista: