Treinos sem torcida e sem imprensa
O futebol do RN está, faz tempo, no fundo do poço. Isso tem a ver com federação, falta de apoio e, principalmente, ausência de visão de dirigentes que considero medíocres, omissos, os mesmos que bancam essa mesmice. Para entender o que acontece basta juntar pequenas e grandes coisas. O ABC, por exemplo, fez uma campanha ruim? Tudo bem, concordo, mas resolveu mudar todo o elenco, o que é uma temeridade. Abriu mão de jogadores de qualidade comprovada e trazendo um novo elenco. Hoje, durante o Jogo Rápido, a notícia da confirmação de jogo-treino contra a ADP, time de bairro, mas, de portões fechados para a imprensa e torcida. Esse é um trabalho incansável de todos os anos para afastar, cada vez mais, o torcedor do convívio com o clube. Esconde os patrocinadores, priva os aposentados, irrita sócios, e afasta até os jovens torcedores que, de férias, poderiam acompanhar seu time e criar o hábito, levando-os para os jogos. E ainda tira da imprensa a possibilidade de analisar e levar para os que torcem as impressões sobre os novos valores. Eu poderia escrever mais cem linhas sobre a necessidade dos treinos serem abertos, mas estaria fazendo riscos n'água. Aí Judson Araújo traz informações lá do Caxias do Rio Grande do Sul, treinos abertos todos os dias e também um jogo-treino.
Ricardo Lopes e Tadei

O América inicia sua terceira semana e também anuncia jogo-treino. Ainda não sabemos, mas provavelmente também de portões fechados. Para essa semana é esperada a chegada de Ricardo Lopes e,quem sabe, também do meia Alisson Tadei, e com esses dois reforços não tenho dúvida em dizer que o time estaria pronto pelo menos para começar o Estadual. Um meio-campo de muita qualidade formado por Judson, Aruá, Souza e Tadei. Salatiel na frente com algum dos jovens valores que chegaram. Defesa super pronta, com o Charles na esquerda. O outro ala, Evandro (foto) seria opção para começo. Acho que seria assim.
Wellington Reis se despede
No ABC, a confirrmação da saída de mais um jogador que foi muito importante, mas que esse ano acabou prejudicado por lesões seguidas. Wellington Reis faz parte do seleto grupo de atletas que eu, dirigente, manteria para 2026. O Alvinegro perde Reis e Adeilson, duas referências, sem falar na dupla de zagueiros - Windsopn Bispo - e no bom ala Matheus Rocha. Randerson, Reis, Adeilson e Lima seria um grande meio-campo. O volante se despediu agradecendo a torcida.
Santa Cruz anuncia o volante Ramon

Para a temporada 2026, o Santa Cruz acertou a contratação do volante Ramon, 38 anos. O atleta retorna ao clube para sua segunda passagem com a camisa tricolor. Experiente e com carreira consolidada no futebol potiguar, Ramon já defendeu equipes como Sampaio Corrêa-MA, Globo-RN, Potiguar de Mossoró-RN, Baraúnas-RN e Potyguar de Currais Novos, seu último clube.
Fico feliz em ver esse bom jogador empregado para mais uma temporada. Ele foi muito importante no acesso do Potyguar. O Santinha iniciou a segunda semana de treinamento. O jogo de estreia no Campeonato Potiguar será dia 10/01 contra o Potiguar de Mossoró, como mandante.
Laguna faz amistoso e se reforça

O Laguna fez o primeiro amistoso contra a seleção de Barcelona e venceu por 3 a 0, gols de Erivelton, Mateus e João Andrade, gol olímpico. Nas redes sociais o anúncio de reforços , Juan Xavier, 23 anos, meia, com passagem pelo Sport, Botafogo/PB, Stoke City e Barnsley. Victor Jacaré, zagueiro, 24 anos, com passagem pelo Globo. O time rosa passando a impressão de que vai mudando seu estilo de contratações. Será que vai começar a apostar em estrangeiros deixando a base de lado?
Time Macho contrata

O Potiguar anuncia o retorno do zagueiro Anderson Júnior, 34 anos, jogador que teve passagem marcante pelo clube. Anderson soma 46 partidas pelo Time Macho, colecionando boas atuações e o carinho da torcida. Bastante identificado com o Potiguar, o defensor foi peça fundamental nas campanhas que garantiram competições nacionais como a Série D do Brasileirão e a Copa do Nordeste (fase eliminatória). Também está de volta o atacante colombiano Andrés Lerma, 21 anos. Natural de Tumaco Nariño, Colômbia, foi formado nas categorias de base da LDU/EQU, clube que pertence. Desta vez, com documentos em dia, está pronto para jogar.
Potyguar e Globo na dúvida
Falando de Potiguar a gente toca no assunto Potyguar Seridoense, que estaria correndo o risco de não disputar o Campeonato Potiguar por conta de falta de apoio financeiro. Acho isso pouco provável, mas se isso vier a acontecer, o Baraúnas, terceiro colocado, herdaria a vaga. Quem também ainda não mostrou a "cara" foi o Globo FC. Nada de elenco, treinador ou início de trabalhos, apenas a publicação de vídeos do estádio Barretão sendo cuidado.
Risco de rebaixamento na Série A

Restando agora duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, a disputa contra a Série B segue como pesadelo para os times ameaçados pelo Z4. Agora dentro da zona de descenso, o Internacional viu as chances de rebaixamento atingirem 38,3%, segundo dados estatísticos da Opta. O Colorado, que tem agora Abel Braga como treinador após a demissão inesperada de Ramon Díaz, tem 41 pontos, mesma pontuação do Santos, 16º colocado e primeiro time fora da zona de queda.
Veja a probabilidade de rebaixamento no Brasileirão segundo dados do Opta:
Red Bull Bragantino: 0,19%
Atlético-MG: 0,09%
Ceará: 13%
Vitória: 27,2%
Santos: 47%
Internacional: 38,3%
Fortaleza: 74,2%