A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária continuará amarela no mês de julho. Com isso, os consumidores seguirão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos na conta de energia.
Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira amarela ocorre por causa das condições menos favoráveis para a geração de energia durante o período seco. Com a redução do nível dos reservatórios das hidrelétricas, aumenta a necessidade de acionar usinas termelétricas, que têm custo de geração mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias indica o custo da produção de energia no país. Quando a geração fica mais cara, a cobrança adicional é aplicada automaticamente na conta de luz dos consumidores.