Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Esporte

Com Lula, CBF reforçará intenção de sediar Copa do Mundo de Clubes de 29 em reunião com Infantino

Foto: Divulgação CBF

A CBF e o Governo Federal reforçarão, nesta segunda-feira, a intenção do Brasil de ser a sede da próxima Copa do Mundo de Clubes, em 2029. O desejo será tema de uma reunião nesta manhã, em Brasília, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Samir Xaud, da CBF, e Gianni Infatino, da Fifa, além do Ministro do Esporte, André Fufuca, e o técnico da Seleção, Carlo Ancelotti.

A notícia é do ge. Ainda não há um processo de candidatura aberto pela federação internacional, que organizou o primeiro torneio do tipo no ano passado, nos EUA – vencido pelo Chelsea. Outros países, porém, já demonstraram interesse em receber a competição: Espanha, Marrocos e Catar.

Os dois primeiros serão sede da Copa do Mundo de 2030, mas a escolha do local do campeonato de clubes não está atrelada a isso – como era até a década passada, em que a Copa das Confederações servia como evento-teste para o Mundial.

A CBF já havia declarado a intenção de receber a Copa de Clubes durante o torneio de 2025, em encontros entre Xaud e Infantino.

Agora, porém, a confederação apresentará o apoio do Governo Federal como trunfo – numa articulação do vice da entidade, Gustavo Dias Henrique.

Campeão da Conmebol Libertadores de 2025, o Flamengo é o primeiro time sul-americano já classificado para a próxima Copa de Clubes. Na Europa, o PSG, derrotado na final no ano passado pelo Chelsea, também tem vaga.

Infantino está no Brasil para eventos relacionados à Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputada no país no ano que vem. No domingo, a Fifa apresentou a marca da competição, que terá 32 seleções e será disputada entre junho e julho. A competição será outro tema da conversa com Lula no Palácio do Planalto.

No encontro desta segunda, a CBF também irá sugerir à Fifa que realize um de seus próximos congressos no Brasil. Neste ano, o evento será em abril, no Canadá, uma das sedes da Copa do Mundo com EUA e México. Em 2025, ele aconteceu em Assunção, no Paraguai.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado