Em uma publicação inusitada e polêmica feita no feriado do Memorial Day, o perfil oficial da Casa Branca surpreendeu as redes sociais ao divulgar uma imagem gerada por inteligência artificial do ex-presidente Donald Trump caracterizado como personagem de Star Wars, empunhando um sabre de luz vermelho — tradicionalmente associado ao lado sombrio da Força, os temidos Lordes Sith.
A postagem, feita no último sábado (4), data que coincide com o popular "May the 4th" (trocadilho com “May the Force be with you”), dizia:
“Feliz 4 de Maio a todos, incluindo os Lunáticos da Esquerda Radical que lutam arduamente para trazer Lordes Sith, assassinos, traficantes, prisioneiros perigosos e membros famosos da gangue MS-13 de volta à nossa Galáxia. Vocês não são a Rebelião — vocês são o Império. Que o 4 de Maio esteja com vocês.”
A gafe repercutiu rapidamente: ao tentar criticar seus opositores como vilões da franquia, a própria imagem colocou Trump no papel de um dos vilões, já que o sabre de luz vermelho simboliza justamente os personagens sombrios que a postagem buscava atacar.
A publicação causou espanto principalmente por ter sido feita no Memorial Day, um feriado nacional norte-americano dedicado a homenagear militares mortos em combate, gerando críticas por desrespeito e uso político da data. Até o momento, o perfil não se pronunciou sobre a repercussão ou se foi um erro de comunicação intencional.