O governador eleito do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula (PT), afirmou que encara a vitória nas urnas como um “propósito divino” e disse que pretende manter sua essência durante a gestão à frente do Executivo estadual. As declarações foram feitas nesta segunda-feira (26), durante entrevista ao programa Meio Dia RN com BG, na 96FM, um dia após vencer Allyson Bezerra (União Brasil) no segundo turno das eleições para o Governo do Estado.
Durante a entrevista, o jornalista Kelps Lima destacou a emoção de Cadu ao encontrar a governadora Fátima Bezerra após o resultado eleitoral e aconselhou o petista a não perder a conexão com os sentimentos demonstrados durante a campanha.
Kelps alertou que as negociações políticas e os interesses da máquina pública podem afastar o governador eleito das pessoas que mais precisam da atenção do poder público.
“Não se deixe desconectar do cara que chorou ontem à noite”, aconselhou o apresentador, ao ressaltar a importância de manter a sensibilidade diante das dificuldades enfrentadas pela população mais vulnerável.
Questionado por Luiz Henrique sobre o que os pais, especialmente o pai, disseram após a vitória, Cadu se emocionou ao falar sobre sua trajetória até a eleição. Segundo ele, há cerca de um ano e meio ou dois anos, ninguém imaginava que ele chegaria ao governo estadual.
“É um propósito divino. Então não tem explicação”, declarou.
O governador eleito afirmou que não tem uma trajetória histórica de militância política, embora se identifique com a esquerda e seja filiado ao Partido dos Trabalhadores há cinco anos. Ele também destacou que o sentimento predominante após a vitória não é de celebração, mas de responsabilidade com a população.
“Eu tô muito mais hoje com uma responsabilidade do que com a celebração”, afirmou.
Cadu também disse que pretende manter uma postura de diálogo com diferentes setores políticos e garantiu que não pretende abandonar suas convicções. Segundo ele, a campanha foi construída dessa forma e esse será o caminho adotado durante o governo.
“Eu tenho uma premissa de vida: eu não vou abandonar a minha essência. Foi assim que eu ganhei a campanha, é assim que eu vou ser governador, dialogando com todo mundo, defendendo aquilo que eu acredito”, declarou.
O petista afirmou ainda que pretende trabalhar para enfrentar problemas históricos do Rio Grande do Norte e ampliar a capacidade de investimento do Estado, com o objetivo de melhorar a vida da população, independentemente do posicionamento político ou do voto nas eleições.
Cadu diz não guardar mágoas dos adversários
Durante a entrevista, Cadu afirmou que não guarda ressentimentos de adversários políticos e descartou qualquer intenção de vingança após o resultado das urnas.
“Zero, cara. Não tenho mágoa de ninguém. Pelo contrário, ontem, quando terminou a eleição, perguntaram lá na coletiva se tinha alguma vingança. Nada”, disse.
O governador eleito também citou contatos recebidos de lideranças políticas após a vitória, entre elas João Maia, Benes Leocádio e Hermano Morais.
Cadu destacou ainda a postura de Allyson Bezerra, seu adversário no segundo turno. Segundo ele, o candidato derrotado entrou em contato após o resultado para reconhecer a vitória e desejar uma boa gestão.
O petista afirmou que, caso o resultado tivesse sido diferente, teria a mesma postura em relação ao adversário. Para ele, o reconhecimento do resultado eleitoral é importante em um cenário político marcado por dificuldades no diálogo entre grupos divergentes.