Bahia é pentacampeão da Copa do Nordeste. Talvez tenha sido a disputa de mais fácil prognóstico Desde o começo, a partir da queda de rendimento do Fortaleza e inconstância do Ceará, ficou evidente o favoritismo sobrado do Tricolor de Salvador. Na primeira partida da final, jogando fora de casa, ainda assim, seu fraco treinador optou por formação alternativa e não correu rsicos, a vitória foi traquila, 4 a 1.
No jogo da volta, ainda sem sua formação titular, acredito, deixando na reserva Luciano Juba, Everton Ribeiro e William José, carimbou um de 5 a 0, marcando os cinco gols no primeiro tempo, fazendo 9 a 1 no agregadol. Típica partida que poderia ter sido goleada extravagante. Com esse resultado o Bahia atingiu a marca dos 100 gols na temporada.
O título alcançado neste sábado foi o quinto do Bahia na Copa do Nordeste. O Tricolor deixa para trás o rival Vitória, que tem quatro taças, e se isola como o maior vencedor da competição regional ao conquistar as edições de 2001, 2002, 2017, 2021 e, agora, 2025.
Os dois jogos retrararam com exatidão a imensa diferença do Bahia para seus adversários do "Nordeste pobre".
*Estou publicando somente nesta segunda-feira minhas impressões sobre a conquista do Bahia
** Foto: @ecbahia