Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

ACM Neto enfrenta desgaste na disputa pelo Governo após ser autodeclarar "pardo"

backup/80uda3isb8d60ds2jdq9y0me6hhoyq.jpeg

Candidato ao Governo da Bahia, AMC Neto está enfrentando um desgaste considerável no noticiário político após ter se declarado pardo. Esse seria o principal motivo, segundo analistas, do ex-prefeito de Salvador, filiado ao União Brasil, estar sofrendo uma redução nas pesquisas de intenção de voto. 

A polêmica alcançou o ápice quando, em entrevista à TV Bahia, afiliada da Rede Globo, no último dia 12, ACM Neto foi questionado sobre a autodeclaração. “Eu me considero pardo. Você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. Negro não, jamais diria isso”, disparou o candidato. 

Ao ser explicado que pardos compõem a população negra segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o candidato reagiu: “Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”.

ACM Neto já havia se autodeclarado pardo nas eleições municipais de 2016, quando foi reeleito prefeito de Salvador. A reportagem entrou em contato com a campanha do candidato, mas não obteve posicionamento até a publicação dessa reportagem.

A terceira rodada da pesquisa Datafolha, encomendada pela Rádio Metrópole, divulgada nesta quarta-feira (21), mostrou ACM Neto com 48% das intenções de votos e Jerônimo com 31%. Na primeira rodada, em 24 de agosto, o ex-prefeito tinha 54% e, na semana passada, 49%. Já Jerônimo começou com 16% e passou a 28% e agora cresceu 3 pontos porcentuais.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado