A Unidos do Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026. A apuração das escolas de samba do Grupo Especial ainda está em andamento, mas o resultado na Cidade do Samba já está definido. A informação é do O Antagonista.
A escola de Niterói liderou a contagem desde os primeiros quesitos, abrindo vantagem sobre Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel, que disputaram as posições seguintes separadas por apenas um décimo.
Após o penúltimo quesito, a Viradouro registrava 240 pontos, enquanto Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel somavam 239,9 pontos cada uma. Na lanterna ficou a Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou o presidente Lula, e foi rebaixada.
“Pra cima, Ciça!”
A Unidos do Viradouro desfilou com o enredo “Pra cima, Ciça!”, homenagem ao mestre de bateria da escola. Durante a passagem pela avenida, Ciça surgiu na comissão de frente e voltou à pista para reger a bateria Furacão Vermelho e Branco do alto de um carro alegórico, ao lado da rainha Juliana Paes.
Foi a primeira vez que a escola referenciou um de seus baluartes internos em enredo oficial. Ciça comandou a bateria da Viradouro de 1999 a 2009 e retornou ao posto em 2019. O desfile na segunda-feira, 16, colocou a agremiação como favorita ao título entre os comentaristas especializados já durante a apresentação.
O retorno de Juliana Paes como rainha de bateria também foi destaque: a atriz não ocupava o posto há 17 anos e voltou especialmente para a homenagem ao mestre. O desfile aconteceu na segunda noite de apresentações do Grupo Especial, que se estendeu da noite de segunda-feira até a madrugada de terça-feira.
Quarto título e reconhecimento
Com o resultado desta quarta-feira, a Viradouro conquista seu quarto título no Grupo Especial do Rio de Janeiro. Os títulos anteriores foram em 1997, 2020 e 2024. A escola havia buscado o bicampeonato em 2025, mas a Beija-Flor de Nilópolis levou o título naquele ano.
Antes mesmo da apuração oficial, a Viradouro já havia sido escolhida como Melhor Escola do Carnaval 2026 pelo Estandarte de Ouro, premiação dos jornais O Globo e Extra. A escola também levou o Estandarte de Melhor Comissão de Frente, e Julinho, mestre-sala da agremiação, venceu na sua categoria.