Uma polêmica entre Luciano Huck e Luiz Bacci ganhou destaque nesta segunda-feira (3). O motivo foi uma declaração dada pelo apresentador da Globo sobre a megaoperação contra o Comando Vermelho, que aconteceu no Rio de Janeiro na última semana. Discordando da opinião do colega, o jornalista decidiu usar as redes sociais para rebater a fala e criticou o marido de Angélica. Com informações da coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles.
O que disse Luciano Huck
Durante o Domingão, Luciano Huck disparou: “É uma tristeza ver o mesmo modelo de segurança pública se repetir há décadas sem nenhum resultado. Quantas vezes eu já não parei um programa de televisão aqui na TV Globo para falar desse assunto? 120 mortos numa operação policial no complexo do Alemão e da Penha. Por trás desse número, tem 120 mães que enterraram seus filhos”.
Ele continuou: “Você acha que com isso que elas sonharam quando essas crianças eram pequenas e corriam ali pelas vielas do Alemão ou da Penha? Claro que não. É preciso combater o narcotráfico com força total. Preciso coordenar ações entre todos os níveis de poder: municipal, estadual e federal. É preciso sufocar a parte financeira das organizações criminosas, das milícias, do tráfico e por aí vai. Preciso valorizar a polícia e o policial, mas é preciso mais do que isso”.
Huck acrescentou: “É preciso gerar oportunidade, dar perspectiva para quem nasce nesse recorte da cidade do Rio de Janeiro. Oferecer boas referências, abrir caminhos, mostrar que existem outros futuros possíveis. Porque quando o Estado se ausenta, outro poder ocupa esse lugar. E é justamente isso que precisa mudar. É preciso reconstruir o sentido de pertencimento”
O apresentador também destacou as milhões de pessoas que vivem em territórios dominados pelo tráfico e milícia.
“Vale lembrar que a enorme maioria da população carioca vive nesses cantos da cidade e é também refém dessa violência. Não compactuam, não pertencem. A violência urbana é a maior dor do Brasil, sem a menor dúvida, atualmente. E quem lucra de verdade com a criminalidade não está no complexo do Alemão, nem na Penha. Aqueles fuzis, aqueles drones, aquelas armas de guerra não foram fabricados ali e não chegaram ali sozinho”.
Por fim, Luciano Huck enviou uma mensagem aos familiares dos quatro policiais mortos: “Então, encerro dizendo olho no olho com as famílias dos policiais mortos. Eu nunca escondi a minha posição pública de apoio à boa polícia, aquela formada por profissionais bem treinados, respeitados pela corporação e pela população. Eu acredito na polícia pelos seus melhores exemplos e não pelas suas exceções. Os quatro policiais mortos em combate saíram de casa para trabalhar e não voltaram. Também é a parte devastadora dessa história”, disse.
Luiz Bacci rebateu
Nas redes sociais, Luiz Bacci rebateu o posicionamento de Huck. “Eu não vou romantizar o crime, eu não vou romantizar o sofrimento das mães desses traficantes. Eu prefiro ficar do lado das mães dos inocentes que choram até hoje por terem perdido os seus filhos nas mãos da facção”, disparou.
Ele continuou: “E não precisa ser exatamente esse traficante que morreu, porque até agora só tem bandido. Entenda, Luciano Huck: é só bandido, é só vagabundo, é só assassino, é só traficante que morreu. Até agora não tem nenhum inocente. O outro deputado que disse que tinham quatro meninos de igreja inocentes é balela, mentira, é só bandido que morreu. Então eu vou repetir: é bandido que morreu. Para que tá feio. O povo não aguenta mais gente defendendo bandido. Para, essa narrativa ficou para o passado, ficou para a história. Chega dessa conversinha, pelo amor de Deus”, pediu.
Luiz Bacci seguiu: “Faz parte do combate ao narcoterrorismo esse tipo de operação. Esse seu tipo de discurso, palhaço, de palhaçada, serve na verdade pra tentar intimidar a polícia de entrar no morro. É isso que vai servir, para intimidar a polícia. Precisa ainda para o moleque de 22, 25 anos, mostrar que o crime é caminho errado? Ainda precisa?”, questionou.
E encerrou: Muito fácil falar da sua casa, lá do alto do Joá, na tua mansão, cercado de seguranças, cercado de blindados. Nunca colocou os pés numa favela para conhecer a realidade. Toda vez que você entrou em favela, o tráfico sabia que ia ter gravação, por isso que você não viu um fuzil na favela provavelmente”, finalizou Luiz Bacci.
🚨VEJA: Luiz Bacci reage ao discurso de Luciano Huck, que criticou ação policial no Rio de Janeiro pic.twitter.com/KhQHI834Bx
— Alfinetei (@ALFINETEI) November 3, 2025