Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

FastaBode_Mossoro_1366x244px.png

Brasil

Suas conversas com o ChatGPT podem aparecer em buscas do Google; veja como evitar

New-York USA December 16 2024: Close-up of ChatGPT app logo on a computer screen with cursor interaction, displayed in a modern digital interface layout Foto: Adobe Stock
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

Privacidade é um dos principais critérios para o uso de chatbots de inteligência artificial (IA) — afinal, ninguém quer ver suas conversas privadas sendo apresentadas para outros usuários. A informação é do Estadão.

Embora o ChatGPT garanta a privacidade de tudo que é dito e escrito durante o uso da ferramenta, um recurso simples pode fazer com que o conteúdo de uma conversa inteira se torne público e possa ser encontrado em buscas no Google. E já existem usuários em fóruns e redes sociais como Reddit caçando mensagens comprometedoras, dados privados e segredos corporativos.

Como evitar que minhas conversas no ChatGPT se tornem públicas?

Para tornar uma conversa no ChatGPT pública é preciso clicar no botão “Compartilhar” ou “Share”, localizado no canto superior direito da tela ou dentro do menu representado por três pontinhos, na versão mobile. Na nova janela, é possível gerar um link público que dá acesso ao conteúdo, para que você possa, por exemplo, enviá-lo para alguém. É essa URL que se torna indexada no Google, permitindo que terceiros vejam o que foi dito ali. Nomes ou mensagens adicionadas após o compartilhamento, contudo, continuarão privados.

Se você nunca fez uso do recurso “Compartilhar” no ChatGPT, não há motivo para desespero: todas suas conversas continuam seguras.

Embora o ChatGPT avise que “Qualquer pessoa com o URL poderá visualizar o seu chat compartilhado”, a mensagem não deixa claro que o conteúdo poderá ser encontrado por estranhos via Google.

Para encontrar conversas compartilhadas no ChatGPT basta digitar “site:chat.openai.com/share”, acompanhado de uma palavra-chave, como marketing, por exemplo. Desta forma, é possível acessar conversas compartilhadas que contenham aquela palavra-chave, exatamente com todas as perguntas e respostas feitas pelo usuário (que permanece anônimo) e fornecidas pela IA até o momento do compartilhamento.

De acordo com usuários no Reddit, Instagram e X, já foram encontrados mais de 70 mil chats compartilhados, alguns contendo relatos íntimos, questões familiares, traumas e segredos corporativos, provavelmente compartilhados por usuários que não se atentaram para o aviso dado pela ferramenta ou não sabiam que, ao utilizar a função, o conteúdo poderia aparecer no Google.

Portanto, para garantir a privacidade de suas conversas com o chatbot, certifique-se de não utilizar o recurso “Compartilhar”. Outra medida de segurança é acessar a área de configurações do ChatGPT, clicar em “Controle de dados” e desativar a opção “Melhorar o modelo para todo mundo”. Desta forma, suas conversas não serão utilizadas para treinar a IA. Adicionalmente, vale se certificar que as opções “Incluir suas gravações de áudio” e “Incluir suas gravações de vídeo” estão desativadas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado