A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (15) o projeto de lei que passa a exigir o exame toxicológico para aqueles que desejam assumir cargos públicos no município. A matéria abre exceção para aqueles que fizerem uso de medicamentos a base de maconha.
Havia a convocação para uma manifestação da militância de esquerda, convocada pela vereadora Brisa Bracci, do PT. Contudo, nem ela mesmo esteve presente a sessão (participou dela de forma remota), porque estava cumprindo uma agenda partidária em Brasília. Quem acabou centralizando as críticas ao projeto foram os vereadores Daniel Valença (PT) e Robério Paulino (PSOL).
Daniel Valença, inclusive, destacou que o projeto deverá ser judicializado, após a aprovação. "Imagino que mais para frente, vai ser vetado, porque tudo que vai para lá é vetado. Ou seja judicializado", destacou o petista.
"A maconha, sem ser a medicinal, ela é sim a entrada para outras drogas. Temos que, de fato, combater esse tipo de entorpecente", destacou a vereadora Nina Souza, que esteve entre as defensoras do projeto.