O secretário de Estado da Fazenda no Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, foi convidado à participar de uma reunião do grupo no dia 9 de agosto,com a Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
O objetivo da conversa, segundo os parlamentares, é os esclarecimentos sobre a atual situação do Estado e o balanço financeiro apresentado pelo gestor, que disse que o estado está impossibilitado de conceder reajuste aos servidores.
Nesta semana, Carlos Eduardo Xavier afirmou que o Rio Grande do Norte teve um aumento de 19,8% no gasto com pessoal e encargos no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado, o que causou, segundo ele, "um desequilíbrio momentâneo nas finanças".
Em contra partida, os deputados buscam entender porque o estado não tem não tem como implantar nenhum reajuste das leis aprovadas pelo próprio Executivo na Casa Legislativa, dos servidores do Detran, dos servidor da Saúde. Também vão questionar sobre os empréstimos consignados que são descontados e não são repassados para os bancos, a situação da recuperação das estradas que a governadora anuncia o início e não tem dinheiro, do pagamento das emendas que nós indicamos para os municípios. Deixou uma preocupação no estado", disse o deputado Nelter Queiroz (PSDB), que apresentou o requerimento do convite à comissão.