O potiguar Davi Lima, de 15 anos, está na final do Mundial de Parasurf da ISA, em Oceanside, na Califórnia. Na semifinal, ele somou 13.84 pontos e superou o francês Maxime Clarkin, o italiano Jacopo Luchin e o português Camilo Abdula. A notícia é do ge.
- Estou muito feliz, é muito irado estar na final. Deus mostrou que eu sou capaz de qualquer coisa e eu vou entrar na final pra ganhar - disse Davi.
A decisão do título está prevista para sexta-feira, às 13h (de Brasília), em bateria que terá Ant Smyth, da África do Sul, Suguru Nara, do Japão, e Camilo Abdula, de Portugal.
Davi é morador do bairro Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal, e se classificou para o Mundial após ser campeão brasileiro na categoria PS-S 1, para atletas com deficiência em membro superior e que surfam em pé na prancha.
Ele surfa desde os 5 anos de idade e o incentivo veio do primo Adailtton Souza, que hoje é técnico do atleta. Os dois estão juntos na Califórnia.
- Meu primo me levou para o surfe e também para a natação. Desde pequeno ele me leva pra treinar, me apoia, é meu grande incentivador - conta Davi, que é tricampeão brasileiro de natação.
Mais que um Campeonato Mundial, isso é um divisor de águas na vida dele, uma vez que nós viemos de comunidade humilde, carente, crescemos sob a pressão da sociedade, do crime, das drogas. Então, a gente está numa condição de poder se livrar de toda essa situação e ainda mais trazer uma melhoria de vida para nós, para ele, para a família dele, para mim, para os amigos, para o bairro, para a comunidade. Um atleta saindo da nossa comunidade, com a idade dele, 15 anos apenas, e mostrando que é possível você vencer, sim, através do esporte, através das boas ações, das boas práticas, do estudo. Isso é muito mais importante do que o Mundial. Então, a minha expectativa é essa, é que ele vença, que prove para todos que é possível, sim, você vencer fazendo o bem, procurando sempre fazer as coisas certas".
Para conseguir viajar ele contou com a ajuda de surfistas que organizaram uma "vaquinha" na internet.
- Foi muito difícil, mas graças à ajuda de muita gente eu consegui estar aqui realizando esse sonho - finalizou Davi.