A meia potiguar Lidiane Ribeiro conquistou a Liga A de Futebol Feminino da Lituânia, neste final de semana, sendo um dos destaques do FC Gintra.
A jogadora de 27 anos chegou ao clube lituano no meio da temporada, assumiu a titularidade e, durante a disputa do Campeonato Lituano, marcou 7 gols e deu 1 assistência, tendo papel decisivo na arrancada final da equipe na competição.
"Esse título fruto de muito trabalho, muito suor. E é um trabalho que continua. Estamos fazendo uma temporada belíssima. Tenho muita gratidão por fazer parte dessa equipe, ter a oportunidade de jogar a Champions, a Europa League e também conquistar títulos. Não é todo dia que se conquista uma liga nacional. Estou muito feliz", destacou a natalense.
O título na disputa por pontos corridos foi confirmado após a vitória por 5 a 0, em casa, diante do FK TransINVEST. A conquista ocorreu com duas rodadas de antecedência. Já com seu 24º troféu da competição garantido (o 21º campeonato lituano consecutivo), o FC Gintra ainda enfrentará FC Hegelmann e FK Banga, antes de encerrar a temporada.
O time aurinegro também segue na disputa da UEFA Europa Cup (Taça Europa Feminina). Está medindo forças com o Nordsjælland/Dinamarca, por uma vaga nas oitavas de final da competição. O time de Lidiane venceu o jogo de ida, na Lituânia, por 1 a 0 e jogará a partida de volta nesta quarta-feira (15).
Carreira
A meia Lidiane Ribeiro, camisa 8 do FC Gintra, começou sua carreira no Cruzeiro de Macaíba. Defendeu as cores de América de Natal, Náutico/PE e Tiradentes/PI antes de ir para a Europa, jogar pelo Amora/Portugal. Atuou também na Turquia (Horozkent e Karadeniz Ereglispor) e na Albânia (Partizani e Gramsh), e está no futebol lituano desde julho deste ano.
Em 2017, quando ainda defendia o Cruzeiro de Macaíba, Lidiane foi convocada para uma semana de treinamentos com a Seleção Brasileira, na Granja Comary, em Teresópolis.
Ela e outras atletas potiguares foram observadas durante a disputa do Campeonato Estadual pela então técnica da Seleção, Emily Lima, e o auxiliar Guilherme Giudice, que estiveram em Natal para acompanhar alguns jogos.