Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_1366x244px.gif

Política

PF quer Vorcaro na lista da Interpol para rastrear bens no exterior

Daniel Vorcaro ao dar entrada na Penitenciária de Potim-SP  • Reprodução

A Polícia Federal quer incluir o nome do ex-banqueiro Daniel Vorcaro na Difusão Prateada. Diferente da vermelha, de foragidos internacionais, essa é para encontrar bens e imóveis de um investigado que estejam fora do Brasil e são frutos de crime, na avaliação de investigadores. A informação é da CNN Brasil.

A medida pode esclarecer quantos bens Vorcaro comprou fora do Brasil antes de sua prisão. A investigação já estuda pedir cooperação internacional nos Estados Unidos para rastrear valores e trusts em solo norte-americano.

Para que seu nome seja incluído nessa lista, porém, é necessária uma análise da Interpol, a organização internacional de cooperação policial. O procedimento prevê que a Polícia Federal solicite a inclusão, cabendo à entidade avaliar se o pedido atende aos critérios para ser aceito.

Se houver o aceite, as polícias de outros países compartilham informações de registros de imóveis, compra de quadros, joias, por exemplo. E endereços de onde os bens estão para posterior bloqueio judicial.

Quando a Difusão Prateada foi lançada, em janeiro do ano passado, Valdecy Urquiza, secretário-geral da Interpol, afirmou: "Privar criminosos e suas redes dos lucros ilegais é uma das formas mais poderosas de combater o crime organizado transnacional, especialmente considerando que 99% dos bens criminais não são recuperados. Ao focar nos ganhos financeiros, a Interpol trabalha para desmantelar redes criminosas e reduzir seu impacto nas comunidades ao redor do mundo."

Já houve, inclusive, conversas entre a Polícia Federal e Urquiza, como revelou o jornal Valor Econômico e confirmou a CNN Brasil.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado