Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Brasil

Pegadas de dinossauros são descobertas na Amazônia

02.jpg

Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) confirmaram a descoberta inédita de pegadas de dinossauros fossilizadas na Amazônia brasileira, no município de Bonfim (RR), próximo à fronteira com a Guiana. As marcas, de diferentes tamanhos e formatos, foram identificadas em rochas e indicam a presença de espécies que habitaram a região há cerca de 110 milhões de anos.

As pegadas foram notadas pela primeira vez em 2011, quando o professor de geologia Vladimir de Souza percebeu um padrão nas formações rochosas. Após 14 anos de pesquisas, o estudo confirmou que as crateras eram rastros deixados por dinossauros de até 10 metros de altura, além de espécies menores, como velociraptors.

Foram identificados seis gêneros de dinossauros, mas os pesquisadores acreditam que mais de 20 possam ter habitado a área, hoje ocupada por comunidades indígenas e propriedades rurais.

Durante as escavações, também foram encontrados fósseis vegetais que ajudaram a formar o lavrado, bioma típico de Roraima. A equipe agora estuda a criação de um parque geológico no local, com o objetivo de promover o turismo científico e novas descobertas.

 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado