Por Guilherme Amorim Garcia Udre Varela (neto)
José Alexandre Odilon Garcia, nasceu em Natal em 5 de maio de 1925. Em seus 71 anos de vida exerceu atividades como despachante aduaneiro, advogado, jornalista, desportista, professor universitário (UFRN), procurador jurídico e diretor do Instituto de Previdência do Estado (IPE/RN).
No mundo dos esportes, foi fundador da Federação Norte-Riograndense de Futebol de Salão e seu presidente durante vários mandatos. Foi presidente, também, da Federação Norte-Riograndense de Basquetebol, vice-presidente do Aero Clube, do Jiqui Country Clube, do Santa Cruz, do ABC Futebol Clube e do América.
Fundador e várias vezes presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte (ACERN) e também vice-presidente da Associação Norte-Riograndense de Imprensa. Militou em vários jornais de Natal como cronista esportivo: Tribuna do Norte, o Poti, o Diário de Natal, Dois Pontos, Correio do Povo, Jornal de Natal, Folha da Tarde, A República.