Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Brasil

Nova CNH aumenta busca por 1ª habilitação em 35%

OK 2.jpg

A busca pela 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no modelo da “nova CNH” cresceu em São Paulo em janeiro de 2026. Entre os dias 1º e 28, o estado registrou alta de 25% na comparação com o mesmo período de 2025 (93.952 x 75.370), segundo dados do Detran-SP.

Na capital, o aumento foi de 35%. Campinas teve alta de 43%; São José dos Campos, 50%; Barueri, 49%; Araraquara, 46%; e Presidente Prudente, 55%. O crescimento ocorre após a entrada em vigor, em dezembro de 2025, da CNH Paulista, que segue as diretrizes nacionais e busca simplificar e baratear o processo de habilitação.

Entre as mudanças estão o fim da baliza na prova prática, inclusão de carro automático, teto de R$ 90 para exames médico e psicotécnico, redução da carga horária mínima, gratuidade do curso teórico e ausência de prazo máximo para concluir o processo. As aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias, e o aluno pode usar carro particular ou instrutor autônomo credenciado. As aulas práticas mínimas caíram de 20 para 2 horas.

Em entrevista ao Metrópoles, o diretor de atendimento do Detran-SP, Lucas Papais, afirmou que o novo modelo substitui um curso “extenso e caro” por um formato digital, gratuito e híbrido. Segundo ele, após ajustes, a expectativa é de redução de até 80% no custo total da CNH, embora os valores variem conforme o município.

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) estabeleceu prazo de até 180 dias para a consolidação do programa. O canal CNH Paulista, lançado nesta semana, reúne o cronograma de implementação e o passo a passo do novo processo, realizado principalmente pelo aplicativo CNH do Brasil.

Apesar das preocupações do setor, Papais avalia que as autoescolas não devem perder espaço. “O preço cai, mas o número de clientes tende a aumentar”, afirmou.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado