O plenário da Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta-feira (22), um requerimento de urgência para um projeto de resolução que cria a Bancada Cristã da Casa. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu o pedido na pauta da sessão deliberativa de hoje. A informação é do O Antagonista.
Tanto o requerimento como o projeto são de autoria dos presidentes da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso, deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), e da Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana, deputado Luiz Gastão (PSD-CE).
Na manhã desta quarta, Motta participou de um culto promovido na Câmara pelas duas bancadas. Na ocasião, ele anunciou que colocaria em votação o pedido de urgência.
“Hoje é um dia de muita alegria para nós. Acabo de receber aqui das mãos do Gilberto e do Gastão o requerimento de urgência e trata de um projeto de resolução que cria a Bancada Cristã na Casa, demonstrando que as bancadas evangélica e católica têm o interesse de encaminhar conjuntamente em muitas pautas que são de interesse da população brasileira“, iniciou Motta.
“Isso é muito importante para a nossa Casa, é muito importante para a Câmara dos Deputados. Quero dizer ao Gilberto, ao Gastão, a todos que estão presentes, que levarei em Mesa o requerimento de urgência para a sessão de logo mais à tarde, para que a Casa possa apreciar esse requerimento de urgência e consequentemente, depois, o projeto de resolução”, acrescentou.
Ele elogiou ainda o evento: “A realização desse culto semanal é muito importante para que possamos ter a palavra de Deus permeando aqui a nossa Casa, uma Casa que tem tantos desafios, tem tantas diferenças, tem muitos problemas a serem resolvidos, mas que também carrega a esperança do povo brasileiro em um país cada vez melhor”.
O deputado prosseguiu: “Eu não tenho dúvidas que momentos como este vêm para fortalecer a todos nós, para que possamos nos animar, para que possamos nos estimular a dar o nosso melhor em favor de nosso país. Para que possamos sempre estar aqui discutindo pautas e assuntos que sejam de interesse da população brasileira”.
Segundo o projeto de resolução, a Bancada Cristã será composta por parlamentares que professam a fé cristã e teria uma coordenação-geral e três vice-coordenadorias. Ainda conforme o texto, “compete à Bancada Cristã, além de zelar pela participação de seus respectivos deputados e deputadas nos órgãos e nas atividades da Câmara dos Deputados, participar, com os Líderes, das reuniões convocadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, com direito a voz e voto“.
Na justificativa do projeto, os deputados Nascimento e Gastão ressaltam que “o Brasil é reconhecidamente uma nação de maioria cristã, com mais de 80% de sua população professando a fé cristã, conforme os dados mais recentes do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]”. “Tal realidade social deve encontrar correspondência na representação política e no espaço democrático da Câmara Federal“, acrescentam.
Se o requerimento de urgência fora aprovado, o projeto poderá ser votado diretamente no plenário, sem passar por comissões.