O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta sexta-feira (15), o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) como o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar a fraude de desvios indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação é repórter Cristyan Costa, da Revista Oeste.
Dessa forma, o núcleo de comando da CPMI da INSS está completo, visto que o chefe do colegiado será o senador Omar Aziz (PSD-AM). A configuração do grupo desfavorece o Partido Liberal, que propôs a instalação da comissão.
“Desejo a todos os integrantes um excelente trabalho nessa pauta tão relevante para o país”, afirmou Motta, em seu perfil no X.
A CPMI deve começar, oficialmente, na semana que vem.
Quem é o relator da CPMI do INSS
Próximo a Motta e colega de partido do presidente da Câmara dos Deputados, Ayres está no primeiro mandato. Ele tem 46 anos e seus colegas o enxergam como “moderado”.
Em uma semana na qual viveu atritos com o governo Lula, Motta chegou a ventilar para a imprensa que poderia indicar o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para o cargo.
Apesar de ser próximo do governo Lula, Ayres já contrariou o Palácio do Planalto. O parlamentar votou para derrubar o decreto do palácio que aumentou o IOF e o projeto que cria regras de licenciamento ambiental.