A cantora Lady Gaga alcançou um novo marco na história da música ao reunir, no último sábado (3), um público estimado em 2,1 milhões de pessoas em um show gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Com o feito, Gaga se tornou a artista feminina com o maior público já registrado em uma única apresentação, superando Madonna, que havia reunido 1,6 milhão de espectadores no mesmo local, em maio de 2024.
Os dados são da Prefeitura do Rio, que monitorou a movimentação na orla carioca. A marca coloca Lady Gaga à frente de outras grandes apresentações de massa, consolidando Copacabana como palco histórico de recordes.
O maior público da história permanece com o show do cantor britânico Rod Stewart, que reuniu cerca de 4,2 milhões de pessoas na virada de 1994 para 1995, também em Copacabana.
Em segundo lugar está o francês Jean-Michel Jarre, que atraiu mais de 3,5 milhões em um show em Moscou, em 1997. O terceiro lugar é do brasileiro Jorge Ben Jor, que tocou para 3 milhões de pessoas na virada de 1993 para 1994, novamente na praia carioca. Jarre ainda aparece na quarta colocação com um show em Paris, em 1990, que reuniu 2,5 milhões.
Estrutura superou a de Madonna
Além do recorde de público, a apresentação de Lady Gaga contou com uma superprodução. O palco montado especialmente para o show tinha 1.260 metros quadrados — número significativamente superior à estrutura usada por Madonna, com 812 m².
Conhecida como “Mother Monster” pelos fãs, Lady Gaga só havia se apresentado no Brasil uma vez, em 2012. Em 2017, ela cancelou sua participação no Rock in Rio às vésperas do evento, alegando fortes dores na coluna causadas por fibromialgia. Desde então, a apresentação deste sábado marca seu retorno ao país e reforça sua popularidade junto ao público brasileiro.
O show fez parte de uma agenda especial promovida na cidade, que já se consolidou como destino de megafestivais e eventos de grande porte.