Os hospitais universitários do Rio Grande do Norte realizam, neste sábado (30), um mutirão de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte do projeto “HU Brasil em Ação” e deve oferecer cerca de 1.237 procedimentos para pacientes que já estão regulados na fila do SUS. Com informações da Tribuna do Norte.
Participam da mobilização o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), também na capital, e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz.
Os atendimentos serão voltados principalmente para a população idosa e incluem cirurgias eletivas, consultas especializadas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos. Não haverá atendimento por demanda espontânea, já que os pacientes foram previamente agendados.
No HUOL, serão realizados atendimentos em cirurgia geral, urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, além de exames laboratoriais e de imagem.
Na Maternidade Escola Januário Cicco, a programação será focada na saúde da mulher idosa, com cirurgias ginecológicas, mamografias, ultrassonografias e consultas especializadas.
Já no Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz, haverá consultas em ginecologia e cardiologia, exames de mamografia, raio-X e ultrassonografia, além de pequenas cirurgias e atendimentos multiprofissionais.
O mutirão acontece simultaneamente em 45 hospitais universitários do país ligados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e tem como objetivo reduzir filas e ampliar o acesso da população aos serviços especializados do SUS.