Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Política

Gerp: Bolsonaro abre 16 pontos sobre Lula, supera 40% e é o nome favorito para 2026

Jair Bolsonaro | Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

Uma nova rodada da pesquisa Gerp, divulgada nesta semana pela revista Exame, mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera com folga a disputa pela Presidência da República em 2026. A notícia é portal Conexão Política.

No cenário de primeiro turno, Bolsonaro aparece com 42% das intenções de voto, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 26%. A diferença entre ambos é de 16 pontos percentuais.

Os dados apontam que Lula seria derrotado por seis dos oito nomes testados em simulações de segundo turno, sendo superado com margens que variam de 12 a 20 pontos percentuais. Bolsonaro tem o melhor desempenho: venceria Lula por 52% a 32%. Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 47% contra 31% do petista, e Michelle Bolsonaro (PL), com 46% contra 34%. Eduardo Bolsonaro (PL), Ratinho Junior (PSD) e Ciro Gomes (PDT) também figuram à frente do atual presidente.

Apenas contra os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo), Lula aparece tecnicamente empatado, dentro da margem de erro de 2,24 pontos percentuais.

No primeiro turno, o petista ainda lidera em dois cenários alternativos. Contra Tarcísio de Freitas, Lula tem 25% das intenções de voto, ante 21% do governador paulista. Em uma disputa com Eduardo Bolsonaro, o presidente marca 26%, contra 17% do deputado licenciado.

Já nas simulações contra Michelle Bolsonaro, Lula aparece com 29%, enquanto a ex-primeira-dama tem 25%. No entanto, os percentuais de indecisos e eleitores que dizem votar em “nenhum” são altos, o que pode alterar os quadros nos próximos meses.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre os dias 23 e 30 de junho de 2025 e tem margem de erro de 2,24 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Esta é a primeira vez que o instituto Gerp realiza simulações de segundo turno.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado